Desafios e segredos
de uma boa medição
de desempenho de colaboradores com base em dados

Para criar um Indicador de Performance Individual justo e preciso, que apoie decisões e permita aos colaboradores acompanhar seus indicadores visualmente, é essencial usar critérios e pontuações baseados em dados rastreáveis.

Filipe de Pinho Louro

Analista de Sistemas Sr

Este post foi co-produzido por Filipe de Pinho Louro,nosso colaborador desde Agosto de 2019, que atualmente ocupa o cargo de Analista de Sistemas Sr, atuando no projeto de uma das empresas mais longevas do Brasil, precursora em cuidado com a vida.

Os desafios e segredos de uma boa medição de desempenho de colaboradores com base em dados.

Analisar o desempenho e a produtividade dos colaboradores, dos projetos e da empresa é uma dor comum nas companhias e nas áreas tecnológicas, mais ainda. Com o trabalho remoto se expandindo, fica ainda mais latente a necessidade de reinventar a forma de acompanhamento, monitoramento e análise da performance.

O segredo para criar um Indicador de Performance Individual justo, fidedigno à realidade, que possa servir de base de análise para tomada de decisão e, ainda, permita com que colaboradores acompanhem frequentemente (e forma visual!) seus indicadores, é elaborar critérios e pontuações baseados em dados rastreáveis.

Apresentamos aqui 5 sugestões de indicadores que conseguem aferir assertivamente o desempenho de desenvolvedores:

  • Atendimento aos padrões: se segue os padrões definidos, tarefas/work items;
  • Tempo de conclusão: se finaliza as tarefas dentro do prazo estipulado;
  • Quantidade de horas: quantas horas usadas para fazer as entregas;
  • Definição clara de métricas;
  • Feedback contínuo.

 

A medição de desempenho de colaboradores com base em dados apresenta desafios consideráveis, desde a qualidade dos dados até questões de privacidade e interpretação. No entanto, os segredos para superar esses desafios incluem também uso de tecnologia adequada, promoção de uma cultura de transparência e colaboração, e a combinação de análise de dados com avaliação humana. Quando bem implementada, essa abordagem pode não apenas melhorar o desempenho individual, mas também impulsionar o sucesso organizacional como um todo.

Filipe de Pinho Louro

Analista de Sistemas Sr

Este post foi co-produzido por Filipe de Pinho Louro, nosso colaborador desde Agosto de 2019, que atualmente ocupa o cargo de Analista de Sistemas Sr, atuando no projeto de uma das empresas mais longevas do Brasil, precursora em cuidado com a vida.

Conteúdo relacionado

Greenwashing X Desenvolvimento Sustentável: a verdade por trás das práticas de sustentabilidade.

Benefícios de estar imerso em um Ecossistema de Inovação

Conheça Grace Hopper a mãe da programação