Como a tecnologia mudou a forma como trabalhamos

A tecnologia trouxe liberdade geográfica e, com ela, um novo dinamismo e mobilidade profissional.

1º de Maio é uma ótima data para refletir sobre o avanço tecnológico e o seu papel transformador no mundo do trabalho. A questão vai além de trabalhar de casa ou conectar-se por videochamadas internacionais. É sobre a redefinição do próprio conceito de ‘trabalho’.

Ao desfazer as amarras do trabalho presencial, a tecnologia trouxe liberdade geográfica e, com ela, um novo dinamismo e mobilidade profissional.

Sim, o trabalho se digitalizou, democratizou e diversificou. Mas, enquanto celebramos suas conquistas, também precisamos observar as complexidades que a nova modalidade trouxe, nos confrontando com desafios inéditos: inovações constantes, necessidade de permanente atualização, risco de uma lacuna de habilidades digitais, ameaça da inteligência artificial à segurança dos empregos, sem contar a dependência da tecnologia que afeta os limites do nosso descanso.

No Dia do Trabalho, listamos os tipos de ferramentas e plataformas mais utilizadas, atualmente, em um dia normal de trabalho, por quem usa computadores: Antivírus, E-mail, Teams, WhatsApp Business, Zoom, Intranet, Google Drive, Office 365, Trello, Canva, Dropbox, Google Workspace etc. Mesmo que não utilize todas, a reflexão principal é a seguinte: como você está lidando com essas mudanças em série e ao mesmo tempo mantendo a sua saúde física e mental?

Conteúdo relacionado

Você já está aproveitando os assistentes pessoais do Chat GPT-4.0?

A grande sacada dos sistemas críticos

Pare de namorar com a Business Agility