5 avanços da conectividade que revolucionaram lugares extremos e a vida cotidiana

Da lua à Lapônia, descubra a revolução exponencial das redes em segurança, produtividade e sustentabilidade.

Mineração na Lapônia

Redes privadas aumentaram a segurança e eficiência em temperaturas extremas, conectando pessoas, máquinas e veículos para operações automatizadas e seguras, como na mina Boliden Kevitsa em Sodankylä, Lapônia.

Portos da Finlândia

Rede privada eliminou inspeções manuais e otimizou operações com dados em tempo real, reduzindo custos e economizando combustível no Porto de Kokkola, o terceiro maior da Finlândia.

Estádios Inteligentes na França

Tecnologias imersivas ofereceram experiências únicas aos fãs, como realidade virtual e estatísticas ao vivo, redefinindo o entretenimento esportivo, como no Velódromo Nacional de Saint-Quentin-en-Yvelines durante o Campeonato Mundial de Ciclismo em Pista UCI 2022.

Ferrovias Sustentáveis nos Alpes Suíços

Infraestrutura digital moderna substituiu transporte rodoviário por soluções ferroviárias sustentáveis, como nos Túneis de Base Ceneri e Gotthard, parte da Nova Ligação Ferroviária pelos Alpes na Suíça.

Expansão da Fibra Óptica no Brasil

A implantação de fibra óptica no Brasil, liderado pela Oi, levou a internet de alta velocidade a milhões de pessoas, possibilitou educação remota, melhorou o acesso a serviços de saúde por telemedicina e fomentou o empreendedorismo digital em comunidades antes desconectadas.
E o espaço também está na mira da revolução da conectividade: até o final desta década, a NASA planeja projetar uma rede na lua para sustentar a exploração espacial com comunicação em tempo real, controle remoto de rovers (veículos robóticos para exploração de superfícies extraterrestres) e navegação avançada, garantindo missões lunares de longo prazo.

Conteúdo relacionado

Você já está aproveitando os assistentes pessoais do Chat GPT-4.0?

A grande sacada dos sistemas críticos

Pare de namorar com a Business Agility